Cartório Notarial do Cartaxo - 1.º Ofício

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTR/NOT/01CNCTX
Title type
Atribuído
Date range
1800 Date is certain to 1930 Date is certain
Dimension and support
544 liv.; papel
Biography or history
O Decreto de 23 de dezembro de 1899 fixou em 3 o número de lugares de notário público na sede da comarca do Cartaxo, 2 na sede da comarca e 1 na Azambuja. Os escrivães de direito que exerciam cumulativamente as funções de escrivania e notariado continuaram a exercer a atividade enquanto se conservaram nesses lugares. O Decreto-Lei n.º 37.666, de 19 de dezembro de 1949 manteve os 2 lugares de notário e classificou-os de 3.ª classe.
Acquisition information
Incorporação de 22 de janeiro de 1998 proveniente do Cartório Notarial do Cartaxo.
Scope and content
Contém: notas para escrituras diversas, notas para testamentos públicos, registo de termos de abertura de sinais, registo de reconhecimento de sinais em certidões de missas, registo de instrumentos avulsos e que os interessados pretendam arquivar, registo de protesto de títulos de crédito, registo de autos de aprovação de testamentos cerrados, registo de termos de depósito de testamentos cerrados e inventário do cartório.

Notários: António Joaquim Costa Caria, João Honorato Moura, António Rodrigues Marques, António Oliveira Xavier, Francisco Maximiano Moreira, Joaquim José da Costa, Jacinto José Sousa, Filipe Joaquim Nunes, Martiniano José Bruno de Carvalho, José Maria Linhares e Gregório Rodrigues, Francisco Manuel Pinto de Mesquita, José Monteiro Pinto de Mesquita, Henrique Coelho da Mota e Alfredo João Gravato.
Arrangement
Organização temática. Ordenação cronológica.
Access restrictions
Acesso condicionado pelo estado de conservação dos documentos e pela legislação em vigor.
Other finding aid
Guia de remessa.
Creation date
06/05/2016 12:10:12
Last modification
28/10/2021 15:00:03