Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTR/PRQ/PRMR08
Title type
Controlado
Date range
1810 Date is certain to 1911 Date is certain
Dimension and support
1,40 m.l. (182 liv.); papel
Biography or history
Concelho: Rio Maior

Freguesia/Localidade: Nossa Senhora da Conceição/ Rio Maior

Orago: Nossa Senhora da Conceição

Lugares: Abuxanas, Alto da Serra, Anteporta, Arco da Memória, Arneiro, Asseiceira, Assenta, Atalaia, Azinheira, Bairradas, Bastidas, Boiças, Caniceira, Carrachana, Casais do Brejo, Casais da Cumieira, Casais da Alagoinha, Casais da Mesquita, Casais da Serra, Casais da Vivenda, Casais do Cidral, Casais dos Silvas, Casal Calado, Casal da Fisga, Casal da Longra, Casal do Brejo, Casal do Pisão, Casal Filipe, Casalinho, Cidral, Cumeira, Figueiredos, Fonte da Bica, Freiria, Lobo Morto, Marinhas do Sal, Mata de Baixo, Moinho do Chão, Panasqueira, Paraventa, Pé da Serra, Porta de Teira, Quinta da Popa, Quintas, Quintão, Recantão, Senhora da Luz, Senta, Vale da Laranja, Vale de Óbidos, Vale Murtinhos, Vales, Várzea, Venda da Costa, Venda da Natária e Vivenda.



Rio Maior foi elevada a concelho pelo decreto de 6 de novembro de 1836, desanexada do de Santarém extinguindo-se ao mesmo tempo o de Azambujeira que passa a integrar o novo concelho. Por decreto de 13 de janeiro de 1847 a sede da administração do concelho passa para a localidade de São João da Ribeira", "...o qual sendo quasi tão populoso como o de Rio Maior, é o mais central do Concelho, e por isso o mais bem situado para dahi partir a acção administrativa, e para os habitantes de todo o Concelho alli acudirem, em seus negocios ou pretensões, com muito maior commodidade do que a Rio Maior, situado na sua extremidade occidental...". Pelo decreto de 19 janeiro do mesmo ano, São João da Ribeira passa também a cabeça de julgado. Não sabemos quando a cabeça de concelho passa novamente para Rio Maior, apenas que a designação nunca se alterou.

Em 1895, com a extinção do concelho de Cadaval, são-lhe anexadas as freguesias de Alguber e Figueiros que retornam ao antigo concelho reconstituído em 1898.

A antiga freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior, [no termo de Santarém], era priorado da Ordem de Avis, de apresentação da Mesa da Consciência. Tinha um benefício curado e 4 irmandades na matriz: Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário, Espírito Santo e Menino Jesus.

Em 1758 a igreja estava fora do lugar e em ruínas "há mais de 40 anos continuando aí a enterrar-se os mortos e conservando a pia batismal". Os ofícios religiosos eram efetuados na Ermida do Santíssimo Sacramento que servia de paroquial. Teve nova igreja, construída a custas do marquês de Penalva, inaugurada em 1774. Em 1875 surge nova tentativa de dotar a freguesia de nova igreja que é construída no Alto dos Bombeiros e que dura apenas 40 anos passando os ofícios divinos a ser praticados na igreja da Misericórdia, que passou a matriz. Em 1946 inicia-se novo movimento para construção de nova igreja cuja primeira pedra é lançada a 30 de abril de 1961 e inaugurada a 20 de maio de 1968.

Em 1758 tinha como outros locais de culto as seguintes ermidas: (no lugar) São Sebastião, com sua confraria, Nossa Senhora da Capela, com a Confraria das Almas e São Gregório; (fora do lugar) Nossa Senhora da Nazaré, juntamente à Casa do Jugadoiro, São Paio, Santo António da Azinheira, Santo André, São Domingos, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora da Luz e Santa Ana, todas sujeitas ao ordinário.

Tinha Misericórdia com seu hospital.

Pertenceu ao Patriarcado de Lisboa onde permaneceu até à criação da diocese de Santarém, em 16 de julho de 1975, pela Bula "Aposticae Sedis Consuetudinem", do Papa Paulo VI, diocese sufragânea de Lisboa. Atualmente é sede de arciprestado que reune as paróquias de Alcanede, Alcobertas, Arrouquelas, Arruda dos Pisões, Azambujeira, Fráguas, Gançaria, Marmeleira, Outeiro da Cortiçada, Rio Maior e São João da Ribeira.
Custodial history
Em geral, os originais estiveram na posse da igreja paroquial até 1859. O Decreto de 19 de agosto do dito ano ordenou que os livros e documentos de registo paroquial fossem arquivados nas Câmaras Eclesiásticas, ficando os duplicados guardados nas paróquias. O Decreto de 18 de fevereiro de 1911 (DG n.º 41, de 20 de fevereiro de 1911) que instituiu o Registo Civil obrigatório, ordenou que os livros de registo paroquial existentes nas Câmaras Eclesiásticas, bem como os originais e duplicados, conservados pelos párocos, à medida que cessassem funções nas respectivas paróquias, fossem transferidos para as competentes Conservatórias do Registo Civil. Em 1916 (Decreto n.º 2225, de 18 de fevereiro), com o fim de recolher os registos paroquiais, nos termos do Decreto n.º 1630, de 9 de junho de 1915, é criado o Arquivo dos Registos Paroquiais, Registo Civil, anexo ao Arquivo Nacional, que pelo Decreto de 18 de maio de 1918, era também arquivo dos distritos de Lisboa e Santarém. Com sede no extinto paço episcopal de São Vicente de Fora é transferido, em 1953, para um rés-do-chão na Rua dos Prazeres, e em 1972 para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, no Palácio de São Bento, onde permaneceu até 1990, data da transferência e inauguração do edifício próprio no Campo Grande. O Arquivo Distrital de Santarém, criado pelo Decreto n.º 46.350, de 22 de maio de 1965, inicia funções em 1974. Permanecem na posse do Arquivo Distrital de Lisboa (Torre do Tombo) originais até meados do séc. XIX.
Acquisition information
Incorporações de 20 de junho de 1996 e de 29 de maio de 2002 provenientes da Conservatória do Registo Civil de Rio Maior.
Scope and content
Concelho de Rio Maior. Freguesia de Rio Maior. Documentação constituída por registos de batismos, casamentos, óbitos, legitimações e seus duplicados.
Accruals
Incorporações obrigatórias, periódicas. O destino e o prazo foram fixados desde logo pelo Decreto n.º 1640, de 9 de junho de 1915, que determinou que de cinco em cinco anos fossem incorporados nos arquivos [distritais ou equiparados], então subordinados à Inspecção das Bibliotecas, os livros com mais de 100 anos, contados a partir da data do último assento, regra confirmada pelos Códigos de Registo Civil subsequentes.
Arrangement
Organização temática. Ordenação cronológica.
Access restrictions
Documentação sem restrições de consulta em termos legais.
Language of the material
Português
Other finding aid
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO -Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais: Centro e Sul. Lisboa: SEC; IAN/TT, 1998. vol. 1. ISBN 972-8107-08-0; ADSTR -Registos paroquiais: Inventário e índices, concelho de Rio Maior; Guias de remessa.
Alternative form available
Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior, duplicados de registos de batismos, casamentos e óbitos, 1860-1862; Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior, duplicados de registos de casamentos, 1909; Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior e Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior, microfilmes de originais de registos de batismos, casamentos e óbitos, 1725-1810, (SGU 1739) e microfilmes de duplicados de registos de batismos, casamentos e óbitos, 1860-1862, (SGU 1864), existentes no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Related material
Relação completiva: Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Paróquia de Rio Maior, registos de batismos, casamentos e óbitos, 1725-1810; Portugal, Conservatória do Registo Civil de Rio Maior, Paróquia de Rio Maior, registos de batismos, casamentos e óbitos, 1901-1911.

Relação sucessora: Portugal, Conservatória do Registo Civil de Rio Maior, registo de nascimentos, casamentos, óbitos, perfilhações, legitimações e transcrições, 1911-____ ; Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Conservatória do Registo Civil de Rio Maior, Extratos de registo de nascimentos, casamentos, óbitos, perfilhações e transcrições, 1911-1978.
Creation date
09/03/2009 00:00:00
Last modification
03/03/2022 11:00:36