Cartório Notarial de Santarém - 4.º Ofício

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTR/NOT/04CNSTR
Title type
Atribuído
Date range
1648 Date is certain to 1836 Date is certain
Dimension and support
105 liv.; papel
Custodial history
Em 6 de maio de 1947 foi incorporada na Torre do Tombo a documentação dos cartórios notariais de Santarém até 1916.

A documentação entregue à Torre do Tombo em 1947 foi transferida para o Arquivo Distrital de Santarém em 1989.

Os fundos notariais de Santarém são muito lacunares até à 1.ª década de oitocentos, tendo provavelmente sido alvo de destruição durante as invasões francesas (1810-1811).

Os fundos dos cartórios até cerca dos anos 30 do séc. XIX foram reconstituídos, na medida dos possíveis, com base em duas fontes: o manuscrito PBA106, de José Montês Matoso, Memorias historicas, extrahidas dos livros de notas dos cinco tabaliães da villa de Santare[m] [...], existente na Bibliteca Nacional de Portugal e o manuscrito LSC-0023, da Santa Casa da Misericórdia de Santarém - Livro das memorias dos prazos da casa e capelas da Misericórdia de Santarém, feito por Antonio de Almeida e Castro da Repartição dos Prazos, no ano de 1781, acrescentado a posteriori. Ao primeiro manuscrito faltam as f. 47-60, 141-150, 197-210, 299, 311-348, e a partir da f. 360 (texto incompleto no final) pelo que as escrituras de alguns cartórios não estão extratadas até à data da conclusão do manuscrito, 1748. O manuscrito da Santa Casa da Misericórdia contém um elenco dos tabeliães de Santarém, por ofício, sem indicar as datas em que trabalharam notando-se por vezes não estarem ordenados cronologicamente.

A partir dessa data tentou-se reconstitutir os fundos notariais apenas pela sequência cronológica e ordenação original dos livros e dos escrivães que os produziram.

A reconstituição dos cartórios do Antigo Regime e a análise das sequências cronológicas posteriores levou-nos por vezes a ignorar a organização que traziam dos cartórios que incorporaram em 1947 na Torre do Tombo preservando-se a cota.

A documentação deste ofício foi produzida e acumulada pelo cartório de que, em 1741 (MATOSO), era serventuário, João de Sousa de Azevedo, e em 1781 (ALMEIDA E CASTRO), era proprietário Matias Inácio Calado.
Acquisition information
Transferência de 6 de outubro de 1989 proveniente do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Scope and content
Contém documentação das séries: notas para escrituras diversas.

Tabeliães: Inácio Ferreira, Miguel Andrade Ferreira, José Félix da Costa, Alexandre Pereira da Costa, Luís Jorge da Costa, António Soares Ferreira, Lourenço Luís de Sousa, José Carvalho da Fonseca, Matias Inácio, Francisco José Freire Calado, Alexandre Batista, António da Costa Camarão, Joaquim José Cardoso, Francisco Xavier Cardoso e José Frederico Cândido de Almeida, Cosme da Costa Ramos e João Nepomuceno e Silva.
Arrangement
Organização por séries documentais ordenadas por critérios temáticos.
Other finding aid
Guias de remessa da incorporação de junho de 1947 na Torre do Tombo proveniente da Secretaria Notarial de Santarém.
Creation date
16/12/2021 09:07:08
Last modification
12/04/2023 08:43:26