Cartório Notarial de Belver

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTR/NOT/CNGAV02
Title type
Atribuído
Date range
1676 Date is certain to 1837 Date is certain
Dimension and support
34 liv.; papel
Biography or history
Em 1194, D. Sancho I doou à Ordem do Hospital um vasto território na margem Norte do Tejo, com a obrigação de aí erguerem um castelo, que tomou o nome de Belver.

Em 1439, a sede da Ordem situava-se na vila de Crato, vulgarizando-se a designação de Priorado do Crato. Este possuiu 23 comendas e as seguintes terras e seus termos: Amieira, Belver, Cardigos, Carvoeiro, Crato, Envendos, Gáfete, Gavião, Oleiros, Pedrógão Pequeno, Proença-a-Nova, Sertã e Tolosa.

A partir de 1530, a Ordem do Hospital, após acordo celebrado com o imperador Carlos V e sua transferência para a ilha de Malta, passou a denominar-se Ordem de Malta, nome que conservou desde então.

Em 1551, a bula "Praeclara clarissimi" do papa Júlio III, que mandou unir os Mestrados das Ordens Militares à Coroa, anexando-os "in perpertuum", e cuja administração passava a ser exercida na dependência da Mesa da Consciência e Ordens, criada em 1533, não incluiu a anexação do Priorado do Crato, por estar na dependência de uma ordem estrangeira.

D. Maria I, por Carta de 31 de janeiro de 1790 roborou e ratificou a anexação e união do Priorado do Crato à Casa do Infantado, de acordo com a bula papal de 25 de novembro de 1789.

O Alvará de 18 de dezembro de 1790 extinguiu a Mesa Prioral do Crato, passando o expediente à Junta do Infantado.

A Casa do Infantado foi extinta pelo Decreto de 18 de março de 1834, sendo os seus bens integrados na Fazenda Nacional, à excepção dos palácios destinados à realeza: Queluz, Bemposta, Alfeite, Samora Correia, Caxias e Murteira.

Belver foi sede de concelho independente entre 1518 (Foral Novo de D. Manuel I, de 18 de maio de 1518) e 1836. Era constituído pelas freguesias de Belver e Comenda. Aquando da extinção do município, a freguesia transitou para o concelho de Mação, onde permaneceu integrada até 1898, data em que passou para o restaurado concelho de Gavião.
Acquisition information
Incorporação de 17 de junho de 1986 proveniente do Cartório Notarial de Mação.
Scope and content
Contém: livros de notas para escrituras diversas.

Notários: Domingos Marques, Manuel Salgado de Murça, João Pires Lasco, Manuel Gueifão Tavares, António Dias Rosa, Manuel Ribeiro Negrelos, Matias Marques Salgueiro, Inácio Marques Salgueiro, António de Matos Heitor, Clemente Delgado Machado, Francisco José Álvares, José Pereira Soares da Fonseca, António Pires Lasco, Paulo Jacob Pereira, José Delgado de Abreu, António Delgado de Abreu e José António de Matos Serrano.
Arrangement
Organização em séries documentais correspondentes à tipologia formal dos atos. Ordenação cronológica das unidades de instalação.
Other finding aid
Guia de remessa, parte.
Creation date
26/02/2018 13:44:20
Last modification
29/04/2022 10:45:36