Cartório Notarial do Cartaxo - 3.º Ofício

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTR/NOT/03CNCTX
Title type
Atribuído
Date range
1875 Date is certain to 1930 Date is certain
Dimension and support
178 liv.; papel
Biography or history
O Decreto de 23 de dezembro de 1899 fixou em 3 o número de lugares de notário público na sede da comarca do Cartaxo, 2 na sede da comarca e 1 na Azambuja. Os escrivães de direito que exerciam cumulativamente as funções de escrivania e notariado continuaram a exercer a atividade enquanto se conservaram nesses lugares. O Decreto-Lei n.º 37.666, de 19 de dezembro de 1949 manteve os 2 lugares de notário e classificou-os de 3.ª classe.
Acquisition information
Incorporação de 22 de janeiro de 1998 proveniente do Cartório Notarial do Cartaxo.
Scope and content
Contém: notas para escrituras diversas, notas para testamentos públicos, registo de termos de abertura de sinais, registo de instrumentos avulsos e que os interessados pretendam arquivar, registo de protesto de títulos de crédito, registo de procurações, registo de autos de aprovação de testamentos cerrados, registo de termos de depósito de testamentos cerrados e inventário do cartório.

Notários: Adelino Cândido Coelho Veloso, José Lourenço de Carvalho, António Augusto da Silva Coelho, João Evaristo da Rocha, João Inácio Abreu Vieira, Ambrósio Eduardo de Carvalho e Henrique Coelho da Mota, José Monteiro Pinto de Mesquita, Mário dos Santos Forte, Arnaldo de Melo Sequeira, Marcelino dos Santos, Alfredo Tavares, António Joaquim Faure da Rosa José, Adriano Emílio de Sousa Mendes Leal e José Carlos Alberto da Silva.
Arrangement
Organização temática. Ordenação cronológica.
Access restrictions
Acesso condicionado pelo estado de conservação dos documentos e pela legislação em vigor.
Other finding aid
Guia de remessa.
Creation date
06/05/2016 10:10:29
Last modification
28/10/2021 15:01:08