Cartório Notarial de Almoster

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTR/NOT/CNSTR06
Title type
Atribuído
Date range
1657 Date is certain to 1837 Date is certain
Dimension and support
95 liv.; papel
Biography or history
Concelho: Santarém

Freguesia/Localidade: Almoster

O couto de Almoster, com suas delimitações é criado em 1298 por D. Dinis sendo donatária a abadessa do Convento de Santa Maria do mesmo lugar.

Na resposta que deu o vigário, António Felipe da Silva, ao inquérito promovido pela Coroa, em 1758 com o fim obter informação para a edição do Dicionário Geográfico, refere que Almoster possuía casa da câmara com sua cadeia, 2 juízes, procurador, alcaide e tabelião do judicial e notas, cargo criado em 1560.

A primeira referência a um tabelião de Almoster que encontramos nas chancelarias régias data de 3 de janeiro de 1571, e é referente a Domingos Dias (D. Sebastião, liv.28, fl.146) fazendo supor que já exercia o ofício de tabelião de notas passando por essa mercê régia também a ser do judicial.
Acquisition information
Transferência de 6 de outubro de 1989 proveniente do Arquivo Nacional/ Torre do Tombo.
Scope and content
O fundo do Cartório Notarial de Almoster contém documentação da série: notas para escrituras diversas.

Tabeliães: Manuel Coelho Leitão, João Fernandes, António Cabrita, Luís Madeira Girão, Manuel Ferreira, Manuel Gomes Almeida, Manuel de Carvalho, João Gomes de Sousa, Bernardo Luís Zuzarte, Bernardo Carvalho, Francisco de Sousa Ribeiro, Manuel Caetano da Fonseca e Sá Pereira, José da Fonseca da Cunha, Veríssimo António do Vale, Manuel Gonçalves de Miranda, Manuel José da Silva Couto, Inácio Nunes Colaço, Francisco Nunes Colaço, José Coelho, José António de Sousa e Cândido José Ferreira.
Arrangement
Organização temática. Ordenação cronológica.
Other finding aid
Guia de remessa.
Creation date
27/01/2021 12:56:00
Last modification
08/02/2022 08:50:58
Record not reviewed.