Real Conservatório de Nossa Senhora dos Inocentes de Santarém

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTR/DIO/RCNSI
Title type
Atribuído
Date range
1737 Date is certain to 1875 Date is certain
Dimension and support
0,03 m.l. (3 liv.); papel
Biography or history
O Hospital de Nossa Senhora dos Inocentes foi fundado em 1321 pela rainha Santa Isabel, a pedido de D. Martinho, bispo da Guarda. Foi inicialmente instalado junto à chamada Porta de Leiria, no local onde atualmente se situam as igrejas de Nossa Senhora da Piedade e a Sé, mas em 1415 já se encontrava instalado no Bairro do Pereiro. Em 1485 foi integrado no Hospital Real de Jesus Cristo. Tinha contígua uma ermida pertença das rainhas de Portugal.

No mesmo local foi instalado o Convento das Irmãs Capuchas do Real Conservatório de Nossa Senhora dos Inocentes, da Terceira Ordem de São Francisco, fundado em 1677, a pedido de Frei António de São Diogo à rainha D. Maria Francisca de Sabóia, mulher de D. Pedro II. Tinha então sobre ele jurisdição ordinária o Cardeal Patriarca de Lisboa.

A instalação do Recolhimento das Irmãs Capuchas da Ordem Terceira de São Francisco aconteceria no ano seguinte.

As campanhas de obras sucederam-se ao longo de todo o século XVIII. Em 1716, são efetuadas obras de remodelação e ampliação, custeadas por uma herança deixada pelo Padre José Fernandes. Na segunda metade do século, a reunião de diversos subsídios permitiu a realização de obras na portaria, na roda dos enjeitados, no lavabo e na cerca conventual. A data do início desta campanha encontra-se assinalada no portal principal do convento (1753).

Em 1732, a comunidade passou à observância da Ordem de Santa Clara, com obrigação de votos e clausura.

Embora haja notícia da demolição de parte do convento em 1835 o Recolhimento só seria encerrado em 1910, tendo os seus bens sido então vendidos em hasta pública.

Em 1924, o edifício foi comprado por Luísa Andaluz (Madre Andaluz), que nele instalou o Instituto de Nossa Senhora dos Inocentes, instituição assistencial que ainda hoje aí se encontra.
Acquisition information
Incorporações de 26 de março de 1980 proveniente da Direção de Finanças de Santarém e 2014 do Tribunal Judicial da Comarca de Santarém.
Scope and content
Contém: documentação relativa à arrecadação da fazenda, de juros, foros e rendas e registo de certidões de missas.
Arrangement
Organização temática. Ordenação cronológica.
Other finding aid
Ficheiro manual e guia de remessa da documentação proveniente da Direção de Finanças de Santarém.
Creation date
27/05/2016 15:42:26
Last modification
11/10/2021 13:51:40