Paróquia de Tancos [Vila Nova da Barquinha]

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTR/PRQ/PVNB03
Title type
Controlado
Date range
1863 Date is certain to 1911 Date is certain
Dimension and support
0,56 ml. (84 liv.); papel
Biography or history
Concelho: Vila Nova da Barquinha

Freguesia/Localidade: Tancos

Orago: Nossa Senhora da Conceição

Lugares: Em 1712 o P.e Carvalho dá como pertencente a Tancos o lugar de Arrepiado, na margem oposta do Tejo; Em 1758 são mencionados dois casais sem serem referidos os seus nomes; em 1843 são referidas apenas azenhas, a saber: de Francisco Choca, de Matias Arsénio, de João de Sousa Falcão e de José Augusto. Américo Costa refere: Casal de Maria Teresa, Laveiros, Casal da Boa Vista e Tanquinhos, actualmente são referidos os lugares de Tancos, Azenha, Foro do Alberto e Quinta de Laveiros. De referir que Tanquinhos durante o antigo regime era da Coroa, comarca de Santarém, estava fora do senhorio dos marqueses de Tancos.



É elevada à categoria de vila, destacando-se da de Atalaia, por D. Manuel, em 1517, mas não se lhe conhece foral.

Com as reformas administrativas de 1836 e na sequência do desenvolvimento do lugar da Barquinha passou a integrar um novo concelho juntamente com as vilas de Atalaia e Paio de Pele (Praia do Ribatejo) com sede no dito lugar.

Foi importante porto que se julga ter entrado em decadência na primeira metade do séc. XVIII atribuindo-se como motivo o peso dos impostos lançados sobre as mercadorias que revertiam a favor da Misericórdia e que fez com que as províncias do norte passassem a abastecer-se via marítima e o comércio do azeite se fizesse pela Barquinha, mais a sul.

Nos seus arrabaldes foi instalado, a partir de 1866, o importante campo de manobras militar conhecido por "Polígono de Tancos".

A povoação terá tido novo impulso de desenvolvimento pela proximidade do grande centro ferroviário do Entroncamento e vila férrea que atravessa a vila e pela instalação do dito campo de manobras.

A antiga freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Tancos era priorado de apresentação dos condes de Atalaia, mais tarde marqueses de Tancos. A igreja matriz é dentro da vila e tinha, no séc. XVIII três irmandades: do Santíssimo, de Nossa Senhora da Conceição, padroeira e das Almas. Para além da ermida da Misericórdia, que tinha seu capelão e missa quotidiana, tinha ainda as ermidas: do Espírito Santo, da Piedade e de São João Batista.

Em 1862 estava anexa a Paio de Pele em termos eclesiásticos (AC).

Pertenceu ao Patriarcado até à criação da diocese de Santarém, diocese sufragânea da de Lisboa, a 16 de julho de 1975, pela Bula "Apostolicae Sedis Consuetudinem", do Papa Paulo VI. Pertenceu ao arciprestado da Golegã e atualmente ao arciprestado de Entroncamento.
Custodial history
Em geral, os originais estiverem na posse da igreja paroquial até 1859. O Decreto de 19 de agosto do dito ano ordenou que os livros e documentos de registo paroquial fossem arquivados nas Câmaras Eclesiásticas, ficando os duplicados guardados nas paróquias. O Decreto de 18 de Fevereiro de 1911 (DG n.º 41, de 20 de fevereiro de 1911) que instituiu o Registo Civil obrigatório, ordenou que os livros de registo paroquial existentes nas Câmaras Eclesiásticas bem como os originais e duplicados, conservados pelos párocos, à medida que cessassem funções nas respectivas paróquias, fossem transferidos para as competentes Conservatórias do Registo Civil. Em 1916, (Decreto n.º 2225, de 18 de fevereiro), com o fim de recolher o registos paroquiais, nos termos do Decreto n.º 1630, de 9 de junho de 1915, é criado o Arquivo dos Registos Paroquiais, Registo Civil, anexo ao Arquivo Nacional, que pelo Decreto de 18 de maio de 1918, era também arquivo dos distritos de Lisboa e Santarém. Com sede no extinto paço episcopal de S. Vicente de Fora é transferido em 1953 para um rés-do-chão na R. dos Prazeres e em 1972 para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, no Palácio de S. Bento onde permaneceu até 1990, data da transferência e inauguração do edifício próprio no Campo Grande. O Arquivo Distrital de Santarém, criado pelo Decreto n.º 46.350, de 22 de Maio de 1965, inicia funções em 1974 e só em 1982 incorpora pela primeira vez registos paroquiais de Vila Nova da Barquinha provenientes da respectiva Conservatória do Registo Civil, desconhecendo-se a sua anterior proveniência. Permanece na posse do Arquivo Distrital de Lisboa (Torre do Tombo) a documentação até meados do séc. XIX.
Acquisition information
Incorporação de 11 de março de 1982 e de 22 de maio de 2012, provenientes da Conservatória do Registo Civil de Vila Nova da Barquinha.
Scope and content
Freguesia de Tancos, concelho de Vila Nova da Barquinha. Documentação constituída por registos de batismos, casamentos e e óbitos.
Accruals
Incorporações periódicas, obrigatórias. O destino e o prazo foram fixados desde logo pelo Decreto n.º 1640, de 9 de junho de 1915, que determinou que de cinco em cinco anos fossem incorporados nos arquivos [distritais ou equiparados], então subordinados à Inspecção das Bibliotecas, os livros com mais de 100 anos, contados a partir da data do último assento, regra confirmada pelos Códigos de Registo Civil subsequentes.
Arrangement
Organização temática. Ordenação cronológica.
Access restrictions
Documentação sem restrições de acesso em termos legais.
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia de remessa; ADSTR -Inventário dos fundos paroquiais do concelho de Vila Nova da Barquinha; SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO -Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais: Centro e Sul. Lisboa: SEC; IAN/TT, 1998. vol.1. ISBN 972-8107-08-0
Alternative form available
Portugal, Arquivo Distrital de Lisboa, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Tancos [Vila Nova da Barquinha], duplicados de registos de batismos, casamentos e óbitos, 1860-1909. Microfilmes de originais de registos de registos de batismos, casamentos e óbitos, 1624-1859 (rolos: SGU 1824,1825) e de duplicados de registos de batismos, casamentos e óbitos, 1860-1909 (rolos: SGU 2006-2007).

Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Tancos [Vila Nova da Barquinha], microfilmes de originais de registos de batismos, casamentos e óbitos, existentes no Arquivo Distrital de Lisboa, 1624-1859 (rolos: SGU 1824,1825) e microfilmes de duplicados de registos de batismos, casamentos e óbitos, existentes no Arquivo Distrital de Lisboa, 1860-1909 (rolos: SGU 2006-2007).
Related material
Relação completiva: Portugal, Arquivo Distrital de Lisboa, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Tancos [Vila Nova da Barquinha], registos de batismos, casamentos e óbitos, 1783-1859; Portugal, Conservatória do Registo Civil de Vila Nova da Barquinha, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Tancos, registos de batismos, casamentos e óbitos, 1882-1911.

Relação sucessora: Portugal, Conservatória do Registo Civil de Vila Nova da Barquinha, Registo de nascimentos, casamentos, óbitos, perfilhações e legitimações e transcrições, 1911- ____ ; Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Conservatória do Registo Civil de Vila Nova da Barquinha, Extratos de registo de nascimento, casamentos, óbitos, perfilhações e legitimações e transcrições, 1911-1978.
Creation date
09/03/2009 00:00:00
Last modification
10/12/2015 17:17:04