Paróquia de Igreja Nova do Sobral [Ferreira do Zêzere]

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTR/PRQ/PFZZ07
Title type
Controlado
Date range
1834 Date is certain to 1911 Date is certain
Dimension and support
207 liv., 31 mç.; papel
Biography or history
Concelho: Ferreira do Zêzere

Freguesia/Localidade: Igreja Nova do Sobral

Orago: Divino Espírito Santo

Lugares: Azenha Nova, Barroca, Casa Nova, Casal da Eira, Casal da Mata, Casas Altas, Castelaria, Comenda, Couço Cimeiro, Couço Fundeiro, Couço do Meio, Couço dos Pinheiros, Hortas, Igreja Nova, Lamaceiros, Matos, Menecho (ou Meneixo), Moinho dos Rascão, Pé da Serra, Moralinho (ou Mourolinho), Paioéres (Paiéres ou Paiebres), Pegados, Penedinho, Poço Vaqueiro, Ribeira da Barqueira, Serra de Santa Catarina, Sobral, Tanoeiros, Vale da Lameira (1843); Água de Todo o Ano, Azenha da Ribeira da Lousã, Casal da Estrada, Casal Novo, Corticeira, Pé da Serra, Quinta Nova, Regueiras, Ribeira da Lousã, Salgueiral, Serrada Nova, Vale da Areia, Venda da Serra (AC); Azenha do Serafim, Azenha do Sobrado, Banda de Além, Barjinha, Boucha, Casal da Fonte, Casal da Machuqueira, Casal Novo ou Murgueira, Costa do Braz, Costa da Cruz, Fontainhas, Jogo, Lagar das Freiras, Lameiras, Mata, Olheiro, Outeiro dos Penedos, Porto Tomar, Porto das Vinhas (1992); Casal da Fonte do Sobral, Casal da Fonte Nova, Couço e Vale Veias. (2009)

D. Afonso Henriques doou, em fevereiro de 1159, o território atual da freguesia de Igreja Nova do Sobral (na altura integrado no distrito de Ceres) à Ordem do Templo passando mais tarde para a Ordem de Cristo.

Pertenceu ao concelho de Tomar até 24 de outubro de 1855, data em que é integrada no concelho de Ferreira do Zêzere.

A antiga paróquia de Igreja Nova do Sobral, criada em 1608, era vigairaria, da Ordem de Cristo, de apresentação régia sob consulta da Mesa da Consciência e Ordens passando mais tarde a priorado.

Em 1843 fazia parte da Prelazia de Tomar, anexa ao Patriarcado.

Pertence atualmente ao arciprestado de Ferreira do Zêzere, diocese de Coimbra.
Custodial history
Em geral, os originais estiveram na posse da igreja paroquial até 1859. O Decreto de 19 de agosto do dito ano ordenou que os livros e documentos de registo paroquial fossem arquivados nas Câmaras Eclesiásticas, ficando os duplicados guardados nas paróquias. O Decreto de 18 de fevereiro de 1911 (DG n.º 41, de 20 de fevereiro de 1911) que instituiu o Registo Civil obrigatório, ordenou que os livros de registo paroquial existentes nas Câmaras Eclesiásticas, bem como os originais e duplicados, conservados pelos párocos, à medida que cessassem funções nas respectivas paróquias, fossem transferidos para as competentes Conservatórias do Registo Civil. Em 1916 (Decreto n.º 2225, de 18 de fevereiro), com o fim de recolher os registos paroquiais, nos termos do Decreto n.º 1630 de 9 de junho de 1915, é criado o Arquivo dos Registos Paroquiais, Registo Civil, anexo ao Arquivo Nacional, que pelo Decreto de 18 de Maio de 1918, era também arquivo dos distritos de Lisboa e Santarém. Com sede no extinto paço episcopal de São Vicente de Fora é transferido, em 1953, para um rés-do-chão na Rua dos Prazeres, e em 1972 para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, no Palácio de São Bento, onde permaneceu até 1990, data da transferência e inauguração do edifício próprio no Campo Grande. O Arquivo Distrital de Santarém, criado pelo Decreto n.º 46.350, de 22 de maio de 1965, inicia funções em 1974. Permanecem na posse do Arquivo Distrital de Lisboa (Torre do Tombo) originais até meados do séc. XIX.

A partir de 1917, o Arquivo da Universidade de Coimbra passa a receber documentação de outros organismos que não a produzida pela própria Universidade ganhando competências de Arquivo Distrital, só expressas na Lei a partir de 1931. A incorporação de Registos Paroquiais da diocese de Coimbra inicia-se em 1921, inicialmente proveniente do Seminário de Coimbra e só depois das respectivas Conservatórias do Registo Civil.

Não possuímos dados que nos permitam clarificar a separação da documentação entre o Arquivo Distrital de Lisboa e o da Universidade de Coimbra.
Acquisition information
Incorporações de 1 de julho de 1987 e de 13 de abril de 2004 e 16 de setembro de 215 provenientes da Conservatória do Registo Civil de Ferreira do Zêzere.
Scope and content
Concelho de Ferreira do Zêzere. Freguesia de Igreja Nova do Sobral. Documentação constituída por registos de batismos, casamentos, óbitos e seus duplicados.
Accruals
Incorporações obrigatórias, periódicas. O destino e o prazo foram fixados desde logo pelo Decreto n.º 1640, de 9 de junho de 1915, que determinou que de cinco em cinco anos fossem incorporados nos arquivos [distritais ou equiparados], então subordinados à Inspecção das Bibliotecas, os livros com mais de 100 anos, contados a partir da data do último assento, regra confirmada pelos Códigos de Registo Civil subsequentes.
Arrangement
Organização temática. Ordenação cronológica.
Access restrictions
Documentação sem restrições de consulta em termos legais.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Razoável
Other finding aid
Guias de remessa; ADSTR: Inventário dos registos paroquiais do concelho de Ferreira do Zêzere; SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO – Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais: Centro e Sul. Lisboa: SEC; IAN/TT, 1998. Vol 1. ISBN 972-8107-08-0
Alternative form available
Portugal , Conservatória do Registo Civil de Santarém, duplicados de registo de batismos, casamentos, óbitos, 1861-1911; Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Paróquia de Igreja Nova do Sobral, microfilmes de originais de registos de batismos, casamentos e óbitos existentes no Arquivo Distrital de Lisboa, 1730-1851 (rolos SGU 1688-1690), Portugal, Arquivo Distrital de Lisboa, Paróquia de Igreja Nova do Sobral, microfilmes de registos de batismos, casamentos e óbitos, 1730-1851 (rolos SGU 1688-1690)
Related material
Relação completiva: Portugal, Arquivo Distrital de Lisboa, Paróquia de Igreja Nova do Sobral, registo de batismos, casamentos e óbitos, 1608-1851

Relação sucessora: Portugal, Conservatória do Registo Civil de Ferreira do Zêzere, registo de nascimentos, casamentos, óbitos, perfilhações, legitimações e transcrições, 1911- ; Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Conservatória do Registo Civil de Ferreira do Zêzere, Extractos de registo de nascimentos, casamentos, óbitos, perfilhações, legitimações e transcrições, 1911-1978.
Creation date
09/03/2009 00:00:00
Last modification
21/11/2016 16:33:27
Record not reviewed.