Paróquia da Vale da Pinta [Cartaxo]

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTR/PRQ/PCTX06
Title type
Controlado
Date range
1830 Date is certain to 1911 Date is certain
Dimension and support
m.l. (139 liv.); papel
Biography or history
Concelho: Cartaxo

Freguesia: Vale da Pinta

Orago: São Bartolomeu

Lugares:

(1843) Casal de S. Gens, Quinta do Sampaio, Quinta do Sisudo e Vale da Pinta. (AC) Alto do Sol Posto, Lagoa, Sisudo e Vale da Pinta e as quintas da Caneira, do Vale e de Sampaio. (Wikipédia) Alto do Sol Posto, Casais das Lameiras, Courelas, Engôu, Desembargador, Precateira, Sousas, Vale da Pinta e Vale de Gatos.

A antiga freguesia de Vale da Pinta, pertencia ao reguengo do Cartaxo, no termo de Santarém e do seu arcediagado. Era priorado de concurso.

Surgem referências às "herdades de Valle da Pinta" no ano de 1225 numa mercê de D. Sancho II, concedida a Pero Pacheco, dos terrenos do Reguengo do Cartaxo e no foral ao Cartaxo, de 1312, dado por D. Dinis, que concede aforamentos a vinte homens, entre eles Fernão Pais, de Vale da Pinta.

Em 1642 há referência à existência da confraria ou irmandade de Nossa Senhora da Graça.

As memórias de 1758 dão escassa informação, nada sendo referido quanto a lugares e outros locais de culto para além da matriz.

Atualmente pertence à diocese e arciprestado de Santarém.
Custodial history
Em geral, os originais estiveram na posse da igreja paroquial até 1859. O decreto de 19 de agosto do dito ano ordenou que os livros e documentos de registo paroquial fossem arquivados nas Câmaras Eclesiásticas, ficando os duplicados guardados nas paróquias. O decreto de 18 de Fevereiro de 1911 (DG n.º 41, de 20 de fevereiro de 1911) que instituiu o Registo Civil obrigatório, ordenou que os livros de registo paroquial existentes nas Câmaras Eclesiásticas, bem como os originais e duplicados, conservados pelos párocos, à medida que cessassem funções nas respectivas paróquias, fossem transferidos para as competentes Conservatórias do Registo Civil. Em 1916 (decreto n.º 2225, de 18 de fevereiro), com o fim de recolher os registos paroquiais, nos termos do Decreto nº 1630 de 9 de junho de 1915, é criado o Arquivo dos Registos Paroquiais, Registo Civil, anexo ao Arquivo Nacional, que pelo decreto de 18 de maio de 1918, era também arquivo dos distritos de Lisboa e Santarém. Com sede no extinto paço episcopal de São Vicente de Fora é transferido, em 1953, para um rés-do-chão na Rua dos Prazeres, e em 1972 para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, no Palácio de São Bento, onde permaneceu até 1990, data da transferência e inauguração do edifício próprio no Campo Grande. O Arquivo Distrital de Santarém, criado pelo decreto n.º 46 350, de 22 de maio de 1965, inicia funções em 1974. Permanecem na posse do Arquivo Distrital de Lisboa (Torre do Tombo) originais até meados do séc. XIX e duplicados até à criação do Registo Civil Obrigatório.
Acquisition information
Incorporações de 24 de junho de 2004 e de 5 de março de 2013 provenientes da Conservatória do Registo Civil do Cartaxo.
Scope and content
Concelho de Cartaxo. Freguesia de Valada. Documentação constituída por registos de batismos, casamentos e óbitos.
Accruals
Incorporações obrigatórias, periódicas. O destino e o prazo foram fixados desde logo pelo decreto n.º 1640, de 9 de junho de 1915, que determinou que de cinco em cinco anos fossem incorporados nos arquivos [distritais ou equiparados], então subordinados à Inspecção das Bibliotecas, os livros com mais de 100 anos, contados a partir da data do último assento, regra confirmada pelos Códigos de Registo Civil subsequentes.
Arrangement
Organização temática. Ordenação cronológica.
Access restrictions
Documentação sem restrições de consulta em termos legais.
Language of the material
Português
Other finding aid
Guias de remessa; ADSTR -Inventário dos fundos paroquiais do concelho de Cartaxo; SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO -Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais: Centro e Sul. Lisboa: SEC; IAN/TT, 1998. vol. 1. ISBN 972-8107-08-0
Alternative form available
Portugal, Arquivo Distrital de Lisboa, Paróquia de Vale da Pinta [Cartaxo], Duplicados de registo de batismos, casamentos e óbitos, 1860-1909; Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Paróquia de Vale da Pinta [Cartaxo], microfilmes de originais de registos de batismos, casamentos e óbitos existentes no Arquivo Distrital de Lisboa, 1727-1839 (rolos: SGU 1656 e 1657) e Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Paróquia de Vale da Pinta [Cartaxo], microfilmes de duplicados de registos de batismos, casamentos e óbitos existentes no Arquivo Distrital de Lisboa, 1860-1909 (rolos: SGU 1844-1845).
Related material
Relação completiva: Portugal, Arquivo Distrital de Lisboa, Paróquia de São Bartolomeu de Vale da Pinta. Cartaxo, Registos de batismos, casamentos e óbitos, 1641-1839.

Relação sucessora: Portugal, Conservatória do Registo Civil de Cartaxo, registo de nascimentos, casamentos, óbitos, perfilhações, legitimações e transcrições, 1911- ; Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Conservatória do Registo Civil de Cartaxo, Extratos de registo de nascimentos, casamentos, óbitos, perfilhações, legitimações e transcrições, 1911-1978
Creation date
31/07/2009 00:00:00
Last modification
16/06/2016 09:20:53