Cartório Notarial de Benavente - 2.º Ofício

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTR/NOT/02CNBNV01
Title type
Atribuído
Date range
1780 Date is certain to 1923 Date is certain
Dimension and support
142 liv. e 2 mç.; papel
Biography or history
O Decreto de 23 de dezembro de 1899 fixou em 2 o número de lugares de notário público na comarca de Benavente, 1 na sede da comarca e 1 em Salvaterra de Magos. Os escrivães de direito que exerciam cumulativamente as funções de escrivania e notariado continuaram a exercer a atividade enquanto se conservaram nesses lugares. O Decreto-Lei n.º 37.666, de 19 de dezembro de 1949 manteve 1 lugar de notário em Benavente e classificou-o de 3.ª classe.
Acquisition information
Incorporação de 3 de abril de 1998 proveniente do Cartório Notarial de Benavente.
Scope and content
Contém: notas para escrituras diversas, notas para testamentos públicos, documentos das notas, documentos arquivados a pedido das partes, protesto de títulos de crédito, registos de autos de aprovação de testamentos cerrados, registo de instrumentos avulsos e que os interessados pretendam arquivar e sinais públicos de notários e ajudantes.

Notários: António Pereira Carvalhais, Francisco Feliz de Santa Bárbara, Francisco Ribeiro Tavares Baldae, Luís Bernardo de Carvalho, António Florindo da Cunha Botelho, António Joaquim de Sousa, José Maria de Avelar, José Ferreira Fernandes, José Marques de Almeida, Francisco César Gonçalves, António Duarte de Almeida Veiga, António Plácido de Oliveira e José António de Azevedo Borralho Júnior.
Arrangement
Organização temática. Ordenação cronológica.
Access restrictions
Acesso condicionado pelo estado de conservação dos documentos e pela legislação em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia de remessa
Creation date
18/04/2018 15:51:30
Last modification
28/10/2021 16:18:04