Registo de óbitos

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADSTR/PRQ/PVNO13/003
Title type
Controlado
Date range
1853 Date is certain to 1881 Date is certain
Dimension and support
0,14 m.l. (2 liv.); papel
Biography or history
No livro de registo de óbitos referente às datas de 1869-1881 (O2) existem referências, nomeadamente na contracapa e entre o assento 54 e 55 do ano 1874, à benção do cemitério paroquial.

O cemitério de Seiça deu-se por concluído e a 3 de outubro de 1874, o então pároco de Seiça, José Alvim da Fonseca, pede autorização ao bispo de Leiria para se benzer, ao que o vigário capitular despacha positivamente, não sem acrescentar que uma parte não seria benzida, destinada aos que morressem fora do seio da Igreja.

A 11 do mesmo mês procedeu-se então à cerimónia da benção do cemitério paroquial, construído pela população, assistindo ao ato o coadjudor Sebastião Pedro de Mora Pessoa e José Cipriano Borga, prior de Bucelas.
Acquisition information
Incorporação de 18 de novembro de 1983 proveniente da Conservatória do Registo Civil de Ourém.
Scope and content
Os registos podem conter a data do óbito, a paróquia, concelho, diocese ou bispado, o nome do pároco, nome completo do falecido, sexo, naturalidade, residência, estado civil, filiação se for solteiro, nome do cônjuge se for casado ou viúvo, a ocupação, a causa da morte, data e local onde ficou sepultado, a menção se deixa filhos sujeitos a jurisdição orfanológica, se fez testamento e o testamenteiro. Nos registos mais antigos é por vezes transcrito o legado feito à igreja e em averbamento o cumprimento das obrigações de missas. Assentos mais recentes podem conter averbamentos sobre a trasladação, cremação ou incineração do cadáver.

Originais.
Arrangement
Ordenação cronológica das unidades de instalação.
Access restrictions
Documentação sem restrições de acesso em termos legais.
Physical location
Piso 0
Language of the material
Português
Alternative form available
Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Paróquia de Seiça [Ourém], microfilmes dos originais existentes no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 1811-1852 (SGU 1830).
Related material
Relação completiva: Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Paróquia de Seiça [Ourém], Registo de óbitos, 1811-1852; Portugal, Conservatória do Registo Civil de Ourém, Registo de óbitos, 1882-1911.

Relação sucessiva: Portugal, Conservatória do Registo Civil de Ourém, Registo de óbitos, 1911- ; Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Conservatória do Registo Civil de Ourém, Extratos de registo de óbitos, 1911-[....].