Hospício da Terra Santa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTR/MON/HTS
Title type
Atribuído
Date range
1804 Date is uncertain to 1833 Date is uncertain
Dimension and support
0,17 m.l. (6 liv.); papel
Biography or history
O Hospício da Terra Santa pertencia à Ordem dos Frades Menores, Custódia da Terra Santa.

Também era designado por Hospício de Lisboa. Estava sediado no Convento de São Francisco da Cidade, em Lisboa.

Os Franciscanos instalaram-se na Terra Santa desde o séc.XIII criando a Irmandade da Terra Santa, tendo-lhes sido confiada a guarda do Lugares Santos.

Os contactos com a Irmandade faziam-se através de comissariados por todo o mundo que tinham como principal missão divulgar os Lugares Santos, promover a devoção, organizar peregrinações, angariar novos irmãos e manter a subsistência dos frades, dos cristãos e dos santuários instalados em Jerusalém.

Em 1377, os primeiros estatutos da Custódia da Terra Santa, estabeleceram que o custódio deveria instituir um dos seus irmãos leigos para cuidar da administração das esmolas.

Pela Bula His Quae do papa Martinho V, de 24 de fevereiro de 1421, foram instituídos oficialmente os comissários da Terra Santa.

Em 28 de outubro de 1640, o ministro-geral da Ordem, frei Benjamin de Génova, decretou que todas as Províncias da Ordem tivessem um frade Comissário da Terra Santa.

Em 30 de novembro de 1741 um incêndio arruinou o Convento de S. Francisco de Lisboa bem como o Hospício da Terra Santa e logo em dezembro frei João da Torre, comissário geral da Ordem Menor de São Francisco dá licença ao comissário geral da Terra Santa em Lisboa, frei João dos Prazeres para se fazer um hospício novo.

No "Borrão do Registo dos Religiosos e Sin‌dicos", 1817-1825 (PT/TT/HTS/L038), do Hospício da Terra Santa, consta que era esmoler da comarca de Santarém frei Francisco de Jesus Maria José com patente passada em 7 de maio de 1804 e síndico o Sr. José Joaquim da Silva. Frei Francisco de Jesus Maria José terá sido substituído por frei Miguel da Virgem Maria, em março de 1827 conforme o "Inventário dos Esmoleres" (PT/TT/HTS/L037).

A 17 de maio de 1826 o Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça nomeia frei Manuel Luís da Conceição para o cargo de comissário geral da Terra Santa, cujo lugar vagara com a promoção de frei Joaquim da Imaculada Conceição Amarante a Arcebispo de Cranganor.

Com o argumento dos abusos cometidos pelo Comissariado que "se sustentava pelo abuso vergonhoso que fazia da credulidade dos povos, extraindo-se-lhe deles importantes somas sob falsos pretextos, e em ludíbrio da verdadeira Religião Católica Apostólica Romana, que parte hão sido descaminhados por mãos fraudulentas, parte empregadas para fins ilícitos e até criminosos" é promulgado o Decreto de 13 de dezembro de 1833 que extinguiu a Comissariaria Geral da Terra Santa, e mandou incorporar os seus bens e edifícios nos próprios da Coroa.

A 18 de novembro de 1834 a Fazenda Nacional tomou posse do edifício.
Custodial history
A documentação foi incorporada no Arquivo Distrital de Santarém em 1980 proveniente da Direção Distrital de Finanças. Na guia de remessa consta 1 "Livro de assentos dos Irmãos dos Lugares Santos" que deve corresponder à unidade de instalação 0001. Em 2022 foram encontrados mais 5 livros, com a mesma proveniência e com a mesma natureza do já identificado. Foi revista e alterada a descrição.
Acquisition information
Incorporação de 26 de março de 1980 proveniente da Direção Distrital de Finanças.
Scope and content
Contém: registo do pagamento das entradas e esmolas anuais dos irmãos.
Arrangement
Por ser omissa a ordem original a ordem dada às unidades de instalação é aleatória.
Access restrictions
Documentação sem restrições de consulta em termos legais.
Conditions governing use
A reprodução de documentos, em qualquer suporte, para efeitos de publicação ou outra utilização pública necessita obrigatoriamente de autorização do ADSTR com as contrapartidas inerentes aos direitos patrimoniais sendo obrigatória a menção da entidade detentora e do fundo a que pertence.
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia de remessa e ficheiro manual.
Related material
Relação completiva:

PT/TT/HTS - Portugal, Torre do Tombo, Hospício da Terra Santa, 1630-1832 URL:https://digitarq.arquivos.pt/details?id=1430353
Notes
Conteúdos e bibliografia para a história administrativa/biográfica/familiar:

PORTUGAL, TORRE DO TOMBO . Hospício da Terra Santa - PT/TT/HTS . Registo descritivo de nível fundo. Acessível em: Acesso em: 10-10-2022

VILLELA, Clarisse Martins - Hospícios da Terra Santa no Brasil. Tese apresentada a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, 2015 Acessível em: Acesso em: 10-10-2022
Creation date
23/09/2011 14:06:25
Last modification
13/12/2022 15:19:58