Paróquia de Beco [Ferreira do Zêzere]

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTR/PRQ/PFZZ03
Title type
Controlado
Date range
1597 Date is certain to 1911 Date is certain
Dimension and support
1,68 m.l. (167 liv., 1 mç.); papel
Biography or history
Concelho: Ferreira do Zêzere

Freguesia: Beco

Orago: Santo Aleixo

Lugares:

Alqueidão, Beco, Carraminheira, Casal da Bica, Casal da Cruz, Casal do Zote, Casal dos Nabos, Corujeira, Guardão, Janafonso, Janalvo, Madroeira, Martim Braz, Outeiro do Marco, Picoinas, Portela de Braz, Ral, Rebalvia, Ribeira de Ribelas, São Jordão, Souto, Vale da Carreira e Ventoso (1758); Barreirinha, Carvalheira, Casal de Ventos, Cruz de Canastreiros, Fonte Seca, Quinchosos, Horta Nova, Milharadas, Santo Amaro.

Quintas: Castelo de São Jordão, Entre Valados, Picoinas, Rebeldes, Ribeira do Braz e Telhado (AC);

Alqueidão de Santo Amaro, Brasileira, Cova do Souto, Curral do Concelho, Estrequeiros, Gericó, Horta da Coelha, Lameiras, Ponte do Alqueidão, Quinta da Benta, Quinta da Joana, São Gonçalo, Senhora da Orada e Valada (Ferreira Digital).

Segundo António Baião, com o reordenamento administrativo e após a fundação da Ordem de Cristo (1321), esta freguesia aparece integrada na Comenda de Dornes.

Nos sécs, XVII e XVIII foi uma freguesia com destacado desenvolvimento tendo surgindo mesmo uma tentativa de mudança da sede do concelho de Dornes para o Beco no ano de 1791/1798 (?), mas que não se concretizou.

Em [1836] a freguesia do Beco deixou de pertencer a Dornes e passou a integrar o concelho de Ferreira do Zêzere.

A paróquia de Santo Aleixo do Beco é criada em 1510, desanexada da Nossa Senhora do Pranto de Dornes.

A antiga freguesia de Santo Aleixo do Beco era vigairaria da Ordem de Cristo, no termo da vila de Dornes. O vigário era freire professo da Ordem de Cristo, de apresentação régia.

Em meados do séc. XVIII tinha ainda, como locais de culto, as ermidas de: São Sebastião, do povo, Nossa Senhora da Esperança, dos herdeiros de Manuel Fernandes, de Maçãs do Caminho, São Geraldo, de Estêvão de Sá e Mendonça, de Pias e Santa Catarina (no adro da igreja), administrada por Manuel Vaz do Ramalhal, freguesia de São Pedro do Rego da Murta.

Atualmente pertence ao arciprestado de Ferreira do Zêzere, diocese de Coimbra.
Custodial history
Em geral, os originais estiveram na posse da igreja paroquial até 1859. O decreto de 19 de agosto do dito ano ordenou que os livros e documentos de registo paroquial fossem arquivados nas Câmaras Eclesiásticas, ficando os duplicados guardados nas paróquias. O decreto de 18 de fevereiro de 1911 (DG nº 41, de 20 de fevereiro de 1911) que instituiu o Registo Civil obrigatório, ordenou que os livros de registo paroquial existentes nas Câmaras Eclesiásticas, bem como os originais e duplicados, conservados pelos párocos, à medida que cessassem funções nas respectivas paróquias, fossem transferidos para as competentes Conservatórias do Registo Civil. Em 1916 (decreto nº 2225, de 18 de fevereiro), com o fim de recolher os registos paroquiais, nos termos do Decreto nº 1630, de 9 de junho de 1915, é criado o Arquivo dos Registos Paroquiais, Registo Civil, anexo ao Arquivo Nacional, que pelo decreto de 18 de maio de 1918, era também arquivo dos distritos de Lisboa e Santarém. Com sede no extinto paço episcopal de São Vicente de Fora é transferido, em 1953, para um rés-do-chão na Rua dos Prazeres, e em 1972 para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, no Palácio de São Bento, onde permaneceu até 1990, data da transferência e inauguração do edifício próprio no Campo Grande. O Arquivo Distrital de Santarém, criado pelo decreto nº 46.350, de 22 de maio de 1965, inicia funções em 1974. Permanecem na posse do Arquivo Distrital de Lisboa (Torre do Tombo) originais até meados do séc. XIX e duplicados até à criação do Registo Civil obrigatório.

A partir de 1917, o Arquivo da Universidade de Coimbra passa a receber documentação de outros organismos que não a produzida pela própria Universidade ganhando competências de Arquivo Distrital, só expressas na Lei a partir de 1931. A incorporação de Registos Paroquiais da diocese de Coimbra inicia-se em 1921, inicialmente proveniente do Seminário de Coimbra e só depois das respetivas Conservatórias do Registo Civil.

Não possuímos dados que nos permitam clarificar a razão pela qual alguns registos paroquiais de Ferreira do Zêzere se encontrarem no Arquivo Distrital de Lisboa e outros no da Universidade de Coimbra.
Acquisition information
Incorporações de 6 de maio de 1992 proveniente do Arquivo da Universidade de Coimbra, de 1 de julho de 1987, 13 de abril de 2004 e de 16 de setembro de 2015 provenientes da Conservatória do Registo Civil de Ferreira do Zêzere e de 26 de janeiro de 2005 e 29 de outubro de 2015 provenientes da Conservatória do Registo Civil de Santarém.
Scope and content
Concelho de Ferreira do Zêzere. Freguesia de Santo Aleixo de Beco.

Documentação constituída por registos de batismos, casamentos, óbitos e seus duplicados e processos de casamento.
Accruals
Incorporações obrigatórias, periódicas. O destino e o prazo foram fixados desde logo pelo Decreto nº 1640, de 9 de Junho de 1915, que determinou que de cinco em cinco anos fossem incorporados nos arquivos [distritais ou equiparados], então subordinados à Inspecção das Bibliotecas, os livros com mais de 100 anos, contados a partir da data do último assento, regra confirmada pelos Códigos de Registo Civil subsequentes (actualmente artº 38º, do Decreto-Lei nº 131/95, de 6 de Junho).
Arrangement
Ordenado cronologicamente dentro da série.
Access restrictions
Documentação sem restrições de consulta em termos legais.
Language of the material
Português
Other finding aid
Guias de remessa; ADSTR -Inventário dos fundos paroquiais do concelho de Ferreira do Zêzere; SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO -Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais: Centro e Sul. Lisboa: SEC; IAN/TT, 1998. vol. 1. ISBN 972-8107-08-0
Alternative form available
Portugal, Conservatória do Registo Civil de Santarém, Portugal, Paróquia de Beco [Ferreira do Zêzere], duplicados de registo de batismos, casamentos e óbitos, 1860-1911; Arquivo da Universidade de Coimbra, Paróquia de Beco [Ferreira do Zêzere], microfilmes de originais de registos de batismos, casamentos e óbitos existentes no Arquivo Distrital de Santarém,1597-1830 ( rolos: SGU 54 a 56 )
Related material
Relação sucessora: Portugal, Conservatória do Registo Civil de Ferreira do Zêzere, registo de nascimentos, casamentos, óbitos, perfilhações, legitimações e transcrições, 1911- ; Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Conservatória do Registo Civil de Ferreira do Zêzere, Extractos de registo de nascimentos, casamentos, óbitos, perfilhações, legitimações e transcrições, 1911-1978
Creation date
28/10/2009 00:00:00
Last modification
27/01/2021 12:38:01